Mantiqueira Paulista

A Mantiqueira Paulista está inserida em uma das regiões mais privilegiadas e estratégicas do Brasil. Sua proximidade com localidades importantes como a capital São Paulo, e estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, permitem bons acessos nas principais rodovias do país, entre elas: a Rodovia Carvalho Pinto e a Presidente Dutra. 


Se é fácil de chegar, é mais fácil ainda de se encantar! Suas principais cidades: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier (Distrito de São José dos Campos) e Tremembé, permitem ao visitante uma infinidade de sensações e experiências nas diversificadas opções de lazer, aventura, cultura, entretenimento, paz e contemplação.


Além disso, a grande riqueza da região está mesmo na sua diversificada vegetação e nas milhares de nascentes que alimentam importantes bacias hidrográficas e que deram origem ao nome da serra, que em Tupi Guarani quer dizer “montanha que chora”.

 

Todos esses tesouros naturais presentes na Mantiqueira Paulista consolidam o propósito de incentivar o ecoturismo, no objetivo de desenvolver esse importante setor econômico entre os municípios localizados em suas montanhas. Além de possibilitar a preservação das matas remanescentes do processo de ocupação, visto que o território já se tornou um roteiro certo para aventureiros e viajantes, que fogem das movimentadas capitais em busca de contato com a natureza, sossego, romantismo, cultura e outras sensações. 
 

1 - destaque.jpg