Tremembé

O nome Tremembé é derivado da palavra do idioma nativo do Tupi Guarani "Tere-membé", que pode ser 'Escoar Molemente' que significa água boa para a saúde. A cidade foi batizada com esse nome por conta da grande quantidade de água ou cursos dela em seu território. Atualmente a cidade é considerada Estância Turística do Estado de São Paulo. 

 

A Basílica do Senhor Bom Jesus é um dos marcos mais importantes da cidade. O santuário recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa Paulo VI. O título expressa uma especial vinculação do templo com a Igreja de Roma, podendo usar as chaves pontifícias em seus emblemas. O título “Menor” não se refere ao tamanho da igreja (apenas as quatro Basílicas Patriarcais Romanas são chamadas Basílicas maiores). 

 

Um dos pontos turísticos da cidade é a Bica da Gloria, considerada uma das mais antigas da região. O local possui jardins, gramados e bancos, onde é possível vivenciar momento de lazer com amigos e familiares.  

 

 

 

CAPA.jpg
Pontos Turísticos Indispensáveis 
1.jpg

Igreja do Berizal

 

4.jpg

Ruinas do Berizal

 

3.jpg

Bica da Glória 

 

2.jpg

Antiga Estação - Centro Cultural 

 

Um pouco mais 

Tremembé-SP

 

Curiosidade: Segundo pesquisadores a primeira ponte sobre o Rio Paraíba foi construída em 1923 em Tremembé. Sua composição original era toda de madeira e, provavelmente, foi elaborada por Euclides da Cunha, que projetou várias obras no Vale do Paraíba.

 

Site oficial: https://turismo.tremembe.sp.gov.br  

Secretaria de Turismo: (12) 3674-4391

E-mail: cultura@tremembe.sp.gov.br